quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Resenha: Another [Mangá]



Sinopse: Tudo começa com uma historia contada pelos alunos do Colégio Yomita: há 26 anos, havia um aluno chamado Misaki que, desde o primeiro ano, era uma pessoa querida por todos ao seu redor, bom aluno e ótimo atleta. Mas no terceiro ano ele caiu na turma 3-3 e perdeu a vida em um acidente.Os colegas de Misaki, sem saberem como lidar com a morte repentina do amigo, decidiram “fingir que Misaki estava vivo”. Porém, no dia da formatura… na hora que a foto da turma 3-3 reunida foi revelada, Misaki estava presente. Foi aí que tudo começou.Agora, o recém transferido Koichi, terá que descobrir quem é a misteriosa aluna de tapa-olho e o que se esconde por trás dessa história toda em uma trama envolvente e com grandes reviravoltas.
Another teve um anime que foi muito comentado tanto no Brasil quanto lá fora. Por isso, um ano depois, a JBC trouxe o mangá para o Brasil, aproveitando até que muito bem o buzz que o anime trouxe. Another é em sua origem, um livro, que foi sendo adaptado em vários meios como mangá, anime e live action.
A história é bem diferente e até bem pensada porém conforme vai se desenvolvendo vai lembrando muito os filmes Premonição. Em questões de final, ainda penso que não foi tão inteligente e até um pouco sem surpresa. Isso vai depender de como você vai pegar as pistas durante a narrativa.
O problema é que mesmo a história tendo um enredo que consegue despertar seu interesse, o mangá logicamente não possui trilha sonora, movimento e etc... o que torna difícil você entrar completamente no clima.
Os personagens conseguem até ser um pouco interessantes, mas os protagonistas atraem mesmo a atenção para si, tornando muitas vezes os secundários apenas figurantes necessários para que história faça sentido.
Partindo para os meios externos a JBC não fez um trabalho magnífico com Another. Tendo um preço de R$13,90 o mangá não tem um acabamento tão bom pelo preço um pouco mais alto, as capas até são bonitas, com um visual fosco que eu até gosto.
Por dentro a JBC colocou páginas coloridas, sendo apenas 3 e uma em preto e branco, em papel couchê. O principal problema foi o uso do papel jornal, que dá aquele efeito de transparência que ninguém gosta. Sinceramente não me incomodou tanto, mas é um problema facilmente perceptível.


Mesmo tento uma história interessante e um pouco mais explicada do que o anime, o mangá peca com a falta de clima, grandes momentos e uma qualidade um pouco inferior pelo preço cobrado.
Título: Another | Autor: Kiyohara Hiro | Editora: JBC | Páginas: 194 | Edição: 1/2013
Nota: 3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário