sábado, 5 de julho de 2014

Amanhã você vai entender - Resenha

Sinopse: A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender. Amanhã você vai entender, segundo livro de Rebecca Stead, recebeu a Medalha Newbery, prêmio da American Library Association destinado às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem.
O livro é narrado por Miranda, uma garota de 12 anos que tem uma vida normal. Recentemente sua mãe recebe finalmente o convite para participar de um programa de tv (que é bem parecido com o mega senha). Paralelamente há os acontecimentos da sinopse que você leu acima e tudo isso junto, forma uma das melhores histórias que eu li no mês de junho (e quem sabe, do ano).

Mesmo havendo uma mistério na história, isso não tira a normalidade dos acontecimentos, ou seja, o livro vai contando história de Miranda e as pessoas a sua volta com calma e dando tempo ao tempo. Isso de forma alguma altera a fluidez da leitura, o que é uma das características mais positivas do livro.
Por possuir capítulos curtos (e bem nomeados, diga-se de passagem), aquele costume de falar "só mais um capítulo", vai fazer você ler o livro inteiro em uma tarde.
As vantagens dessa fluidez e dessa falta de pressa em desvendar o mistério, faz que todas as histórias paralelas, todos os personagens e todos os acontecimentos, sejam bem desenvolvidos, interligados e finalizados. O que a autora colocou, ela explicou, para que não houvesse pontas soltas.
O que eu mais gosto nesse livro, é que a autora não subestima o seu leitor. Mesmo escrevendo para jovens, ela não se importa em colocar teorias complexas na história, não tenta simplificar as coisas. A história é assim e você tem a capacidade de entender.
É uma leitura confortável, que vai trazer sentimentos conflitantes, e que no final vai trazer aquele ótima sensação de satisfação.

Título: Amanhã você vai entender | Autor: Rebecca Stead | Editora: Intrínseca | Páginas: 219

Nenhum comentário:

Postar um comentário