quinta-feira, 3 de julho de 2014

O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Resenha


Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.
Esse livro é uma armadilha completa para pessoas que compram o livro pela capa e não leem resenhas (pessoas como eu), mas como eu fui por uma indicação, acabei não caindo em armadilha gigante (desculpa sociedade).
O livro é construído com imagens reais e que podem ser consideradas assustadoras, dito isso até mesmo pelo livro, o que faz muita gente comprar-lo achando que é um livro de terror. Por isso se você entrar no Skoob e ler as resenhas, muita gente vai reclamar por terem sido "enganadas".
A grande questão é que mesmo que o livro não seja o que eles esperavam, não o torna um livro ruim. A escrita do autor logo no começo do livro é tão fluida e simplesmente detalhada, que parece que você está vendo um filme. Não há aquela perda de tempo gigantesca para mostrar a vida de um cara comum. Ele é comum oras, não precisa mostrar a excepcional normalidade dele.
Todos os personagens são tão bem construídos, bem relacionados e peculiares, que a eles juntos dão um tom maravilhoso a história. Até mesmo o romance, que eu particularmente não gosto, deu um tom leve ao livro, com um triangulo amoroso bem curioso aliás. Além disso, todos são tão jovens e tão maduros que  um adulto não irá reclamar.
A diagramação do livro é fantástica; um dos livros mais bonitos que eu tenho na minha estante.
O grande problema, é que o mistério do livro deveria ser seu climax, ou seja, o livro cria uma continuação que eu julgo desnecessária, poderia ser feito um livro maior para resolver pontas e pronto, fim. As lutas não são tão legais de ler. Esse e outros pequenos fatores, fazem o livro ser uma montanha russa de animação, divertido aqui, chato ali. Por isso:

Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares | Autor: Ransom Riggs | Editora: Leya | Páginas: 336

Nenhum comentário:

Postar um comentário