domingo, 24 de agosto de 2014

A Missão: A Pergunta e A Resposta - Resenha

Sinopse: Fugindo de um exército implacável, Todd levou Viola, desesperadamente ferida, para as mãos de seu pior inimigo, o prefeito Prentiss. Imediatamente separado de Viola e aprisionado, Todd é obrigado a se adaptar ao novo plano do prefeito. Mas quais segredos se escondem fora da cidade? E onde está Viola? Será que ela ainda está viva? E quem é a misteriosa A Resposta? Até que um dia, bombas começam a explodir...
O motivo foi um livro bom em vários aspectos, mas não me conquistou completamente (apesar de ter sido o primeiro livro que me fez chorar). Lendo a continuação eu posso dizer que a história mudou da água para o vinho e vou explicar o porquê.

O Motivo foi um livro bom, mas que como eu disse e repeti não me conquistou e eu não sei o porquê. Falar dele nessa resenha é importante porque A Missão mostrou o potencial da história e do próprio autor. O Motivo perto de A Missão é apenas uma introdução muito bem feita do que Patrick Ness estava planejando para a história. O fim do primeiro livro, como eu disse, não pareceu justo. Só que lendo A Missão você percebe que o fim não estava planejado para ser ali, isso fica claro porque a primeira parte do livro é nomeada de O Fim.
O livro é narrado por dois pontos de vista dessa vez, e a experiência é ótima, sério. De todos os livros que eu já li de diferentes pontos de vista, esse foi o melhor. A forma que você entende cada ponto e vê que eles contam parte de uma mesma história e que juntos formam outra é fantástico. Cada um tem sua limitação, cada um tem sua vantagem, mas no fim, ambos estão presos.
Os personagens é o ponto extremamente positivo nesse livro, e eu poderia falar de cada ponto deles, de como cada um deles tem sua importância nessa história, mesmo sendo a menor delas.
Como distopia, o livro melhorou extremamente. Isso se explica pelo fato de que os personagens não estão mais correndo pelo mundo, fugindo o tempo todo. O fato de eles saírem correndo pelo mundo comprova o introdutório do livro até na explicação do mundo.
O livro continua dividido em partes e cada parte termina em um cliffhanger enlouquecedor (mas isso tem no primeiro livro inteiro, mesmo).
O pior é saber que eu não tenho o terceiro livro e eu preciso muito dele.

O único ponto negativo é quanto a revisão e aspecto físico do livro, onde a editora pecou um pouco. Os livros da série são os únicos que tem que ficar de cabeça para baixo para ser ler o título, as barras pretas estão desalinhadas e o segundo livro possui verniz em lugares diferentes da lombada em comparação com o primeiro. Um desastre. Mas isso de forma alguma vai alterar minha nota para o livro, me recuso, não aceito.
Eu queria muito conseguir expressar para vocês o quanto esse livro é bom e LOTADO de reviravoltas, mas no momento o máximo que posso fazer é colocar esses gifs e dar a seguinte nota:

Título: A Missão - A Pergunta e A Resposta | Autor: Patrick Ness | Editora: Pandorga | Páginas: 486

Nenhum comentário:

Postar um comentário