sábado, 16 de agosto de 2014

O Motivo - Resenha


Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens. Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada página, o leitor ficará cada vez mais ligado a Todd e Viola, com sua história de amizade, e sentirá afeição genuína por Manchee, cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma história sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma.
O livro pode ter um nome emblemático e uma capa não tão atrativa, mas digo que por trás de tudo isso há um livro bem escrito e surpreende. O livro é do gênero que eu mais que amo, distopia. Só que diferente de grande parte das distopias, que possuem um sociedade alternativa no suposto mesmo planeta, O Motivo é contado em um planeta diferente que se assemelha ao nosso. Isso revitaliza a leitura e traz um clima desconhecido e inesperado. A história lembra muito a da colonização americana e você vai notar isso até mesmo em um jogo histórico de palavras. 

Quanto ao desenvolvimento da leitura e dos personagens eu posso dizer que é ótima. Cada um dos personagens tem sua forma de afetar a narrativa e uma forma de serem importantes na história. Apesar de alguns momentos pensarmos, poxa vida esse personagem é um fardo, no fim vamos entender que Patrick Ness não se foca ao desnecessário. Gostaria de ressaltar algo que acho bem importante: A história é tensa, séria; você vai sentir o perigo e prepare-se porque há momentos realmente tristes, sério.
Lendo uma certa parte de O motivo

Quando eu comentei com amigos sobre a leitura disse: o livro é bom, mas normal. Mas Danilo, o que significa isso? Mesmo com todas suas qualidades o livro parecia não me satisfazer completamente, não me conquistando por completo e não sei o porquê, afinal como eu disse aqui ele é ótimo. Bom com aquele final*, por ser uma trilogia e possuir um segundo livro acredito que há grandes chances dessa história me dominar, mas por enquanto: 
* Aproveite que os dois primeiros livros são realmente muito baratos e compre ambos porque o final é de enlouquecer.
Título: O Motivo | Autor: Patrick Ness | Editora: Pandorga | Páginas: 447

Nenhum comentário:

Postar um comentário